Nike a guela a Baixo!!Robinho
O atacante Robinho teve contra si imposta decisão pela Justiça da Holanda em disputa com a Nike, estando obrigado a utilizar produtos da empresa.
Caso desobedeça a liminar obtida pela fornecedora de material esportivo, o jogador do Milan e da seleção brasileira terá de pagar uma multa de 300 mil euros por dia.
Por outro lado, o ex-santista processa a Nike na Justiça do Brasil por entender que o contrato foi renovado arbitrariamente. Na ação, que tramitas na 5ª Vara Cível de Santos (SP), o jogador acusa a empresa de falta de pagamento.
Segundo apurou a Folha de São Paulo, a multinacional deveria pagar duas parcelas por ano ao jogador: em julho e janeiro, mas o último depósito teria sido feito em agosto de 2010, como premiação pela participação na Copa do Mundo da África do Sul.
Em fevereiro, Robinho teria informou a empresa sobre a dívida e a Nike teria respondido que não pagou a parcela de janeiro porque "não recebeu a respectiva fatura", que deveria ter sido enviada "com seis semanas de antecedência".
Entretanto, a advogada do jogador, Marisa Alija, disse que o jogador foi surpreendido: “Não existe essa obrigação constituída no contrato, na versão em português", diz.
A Nike argumenta que a obrigação está no contrato em inglês e que Robinho concordou com a cláusula que dá preferência a essa versão em caso de dúvidas.
Na ação no Brasil, o atleta afirma que "nos últimos quatro anos, não se emitiu uma única fatura" e sustenta ainda que, no dia 11 de março, venceu o prazo para que a empresa quitasse a dívida.
Segundo a petição de Robinho, "as notas não mais foram emitidas porque o pagamento passou a ser feito na Europa - na Holanda - onde não se emite nota".
Por isso, o atleta entende que o vínculo se encerrou em 1º de dezembro do ano passado, enquanto a Nike sustenta que tinha a opção de renová-lo automaticamente até 2014 e que exerceu esse direito.
Robinho também reclama que sua imagem foi utilizada indevidamente desde dezembro - o atleta fez parte da campanha de lançamento do novo uniforme da seleção brasileira, em fevereiro.
A Nike diz que cumpre a decisão do tribunal holandês, que legitima a renovação.
Patrocinadora da Seleção, a fornecedora teve uma parceria de nove anos com Robinho. (Com informações do Terra e da Folha de São Paulo)
Fonte :espaçovital.com.br